segunda-feira, 11 de junho de 2007

Favoritos, Equilíbrio e Diferencial

por Luciano Pasqualini

Após 5 rodadas, é possivel perceber que:


Favoritos

Olhando os elencos, a pressão interna, entrosamento, etc... e pensando num torneio de 8 meses..., a despeito da atual classificação, os favoritos continuam sendo a dupla gaúcha [Inter e Grêmio] + São Paulo e Santos. A principal característica comum dos 4 é o histórico recente de conquistas, o que facilita as coisas. Verdade que o São Paulo está pressionado pelos maus resultados, mas [infelizmente] sabemos que isso é momentâneo. Para felicidade dos adversários, nenhum destes 4 começou bem o torneio.

Equilíbrio

O campeonato começou com vários "cavalos paraguaios"... e a característica comum é que tem sido fácil chegar entre os líderes, jogando como zebra, mas chegando lá, ninguém ainda mostrou solidez para jogar como favorito e continuar vencendo. Há nítido equilibrio técnico entre as equipes.

O Atlético-PR estreou fazendo 6 gols no Figueirense lá em Floripa, e ontem tomou de 3 do Goiás jogando em casa.
O Goiás que ontem enfiou 3 no Atlético, tomou de 3 do Flamengo jogando no Serra Dourada.
O Flamengo que enfiou 3 no Goiás lá em Goiânia, ontem tomou de 4 do Figueirense.
O mesmo Figueirense que estreou tomando de 6 do Atlético-PR.


Diferencial

O que torna uma equipe especial, é o craque diferenciado. O Santos vendeu o Zé Roberto mas está trazendo o Kleberson. Uma incógnita, mas uma bela aposta. O Inter ainda tem o Fernandão. O São Paulo aposta em Dagoberto. O Grêmio nos seguidos milagres, que provam que é possivel sonhar. Todos os demais precisam criar seus diferenciais. O Corinthians é um perigo, pela capacidade de trazer este "diferencial" até agosto. Este elenco dificilmente conseguirá sustentar 7 meses de vitórias. Botafogo, Vasco, Flamengo, ... possuem elencos limitados, como o nosso.

O resumo é que apostando em UMA contratação diferenciada, o elenco sobe de patamar e se torna favorito, mas tem que ser um Alex, Romagnolli, ... algum trintão, mas não 35, 36 anos que para este nível já temos o Edmundo.

Por fim, é preciso pressionar as categorias de base por novos valores. Impossivel que não haja nos Palmeiras-B e Sub-20 alguém melhor que Cristiano, por exemplo. Se não houver, então demite o Diretor da Área, Treinadores, Olheiros, etc... pois ganham exatamente para isso.