segunda-feira, 17 de setembro de 2007

PALMEIRAS - Opções para 2007 e 2008.

Por Gustavo Dalpino.



É realmente triste ver tanta divergência entre a torcida se o verdadeiro motivo pra essa instabilidade vem de tudo, menos de quem dedica seu tempo e dinheiro ao Palmeiras: nós mesmos.
O sucesso de um planejamento em longo prazo necessita de um bom técnico, de um elenco forte e estável. Muitos defendem o Caio Jr., simplesmente porque querem dar uma chance ao tal planejamento, associando o sucesso futuro a essa atitude. Eu ainda o acho muito limitado, e que ele conquistou o respeito dos jogadores mais pelo caráter do que pela competência.
Dando credibilidade pra quem ainda vê o nosso técnico com bons olhos, há uma coisa a se fazer que prove de uma vez por todas se ele é o cara certo pra levar o Palmeiras aos títulos.

2007

Não entendo o verdadeiro motivo de liberar o Amaral, jogador que publicamente foi apontado como merecedor de uma chance no time: pra manter um lateral em má fase e sem técnica alguma na reserva de um volante improvisado que possui como única jogada colocar ele mesmo pra correr.Como já deram descarga, a merda ta feita. Falando do que temos, eu acho que se deve tentar algo que todos pedem, e que ainda não fizemos. Vamos arriscar logo 2 meias e 2 atacantes! Pra isso, o Martinez precisa esquentar o banco, o que não deixa de ser feito por merecimento. Dois volantes de contenção, como Francis, Pierre e até mesmo o Wendell são necessários pra segurar a barra de ter 4 homens de frente ruins de marcação. Ele já fez isso utilizando o Martinez como meio termo (volante marcando e meia atacando), mas o Martinez não fez a parte que lhe cabia. Pega os dois zagueiros em melhor fase nos treinamentos, coloca o Leandro e faz o PS treinar até de madrugada pra ver se acorda e reaprende a jogar.
Que tal Valdivia, Caio e Edmundo alternando na armação de ataque e um atacante de ofício mais à frente (não me arrisco a chutar um...)?

2008

Considerando que tamanha instabilidade de resultados nos leve milagrosamente à Libertadores, precisaremos de bons reforços pra almejar alguma coisa.Manter o Valdivia é essencial, pois não temos como repor um talento como ele, sendo um dos poucos que pode desequilibrar a nosso favor.
Junior, lateral-esquerdo e terceiro reserva dos bambis, fica livre no final do ano. Preciso dizer mais alguma coisa?Não se deve medir esforços pra trazer um verdadeiro camisa 9, aquele que todo mundo sabe que resolve (eu teria apostado no Nilmar).Um lateral-direito decente, como Élder Granja, que mesmo improvisado se deu bem na posição. Seria um risco, mas não vejo opção melhor no momento. Portanto, fica em aberto pra sugestões, com a inevitável combinação de qualidade/viabilidade.
Se tivermos bons jogadores pra essas posições e trouxermos bons reforços pra compor as demais, teremos finalmente um time competitivo. Acosta está aí, baratinho e em ótima fase. Seria titular no Palmeiras com a mão nas costas, e começou a atraírem concorrentes. Se dormir no ponto de novo, todos já sabem o que irá acontecer. Opções não faltam. Basta ter vontade e contar com um bom patrocinador.
Eu vejo tudo isso como a única forma de testar o Caio Jr. definitivamente. Vamos dar um elenco de qualidade na mão dele e ver o que acontece! Como não temos um técnico disponível que seja incontestável (como Felipão e Luxa, que apesar das mancadas é mestre e isso não se discute), vamos deixar como está no banco e mexer no time!Claro que um elenco forte levaria quase todo o mérito, mas pelo menos isso vai abrir os olhos de quem ainda está cego pra coisas óbvias caso o time não ganhe nada, ou mostrar aos críticos (como eu) que os erros do Caio Jr. podem ser ofuscados pelo talento dos jogadores.

Nenhum comentário: