sexta-feira, 16 de março de 2007

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 3

ANALISTA : MARCELO SANTA VICCA

Os bambis têm mais "simpatizantes", mas o Palmeiras tem mais "torcedores". Isso é o resumo da situação. Ou seja; nossa aderência é maior, nossa lealdade ao time é maior, nosso compromisso com o Palmeiras é maior, nossa resposta comercial a um time vencedor é mais rápida. Se o Palmeiras ganhar um campeonato, some jornal, some camisa das lojas, IBOPE vai pra Lua, etc. Não é a toa que somos o campeão em assinaturas no Pay-per-view.

Fazendo uma analogia com o mundo comercial, eu diria que a torcida do Palmeiras até pode ser menor numericamente, mas sem dúvidas é um "cliente muito mais fidelizado" que o bambi. Se elas ficarem 3 ou 4 anos sem conquistas, a torcida delas desaparece, submerge, se esconde, não consome, com sempre acontece nessas oportunidades.

O São Paulo precisa fazer um esforço de marketing enorme para conquistar e manter seus simpatizantes. Já o Palmeiras não faz absolutamente nada e segue sempre amparado pela voz que vem das arquibancadas. O amor verde é incondicional, não precisa ser alimentado frequentemente.

Nenhum comentário: