sexta-feira, 16 de março de 2007

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 5

ANALISTA : EDUARDO DEL PICCHIA

É inegável que um bom planejamento com um ótimo marketing aplicado trazem retorno a qualquer empresa e não seria diferente com um clube de futebol, que possui como diferencial o relevante amor de seus torcedores ou consumidores, que os fazem clientes fidelizados durante toda a vida.

Os bambis sempre primaram por parecer ser mais do que são e isso é o resultado da necessidade de auto-afirmação de um clube forjado na escuridão e da constante luta pelo poder, que sempre fez cada grupo interno lutar para parecer melhor que o outro e acabou assim canalizando algo de bom para a imagem do clube, nessa voracidade por ter seu espaço, pela necessidade de sentir que tem realmente torcida, tentando atingir o maior público possível, o que conseguiram parcialmente.

Parcialmente porque conseguiram na amplitude, mas não na intensidade. Sua torcida é daquelas que se ausentam a maior parte do tempo, que entra em crise ao sinal de qualquer fracasso, que abandona o time nos momentos ruins, porque os bambis são time de moda, aquele que durante um tempo é legal você falar que torce e hoje muitos falam que torcem, principalmente garotos nerds e emos e patricinhas pos-fashion.

Parcialmente também porque se especializaram na maquiagem, são excelentes maquiadores de ações e resultados, fazendo tudo parecer um arco-iris, tapando assim as inúmeras trapaças e fracassos que ponteiam sua história sem dignidade e continuam hoje a todo vapor, porém com mais maquiagem.

Demonstram um esforço muito grande no setor de marketing, tentando resultados comerciais e uma maior fidelidade de sua grande legião de simpatizantes, que nos momentos bons sempre aparece, entretando, por mais que tentem, torcedores mesmo são poucos e cada vez mais histéricos, porque querem seu espaço mas jamais deixarão de ser um intruso entre os grandes de São Paulo.

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