segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Palmeiras, o time do QUASE!

Por Lucas Savassi.


Quase...Ultimamente tem sido assim...Ontem, Luiz Henrique podia ter marcado 2 vezes, quando o jogo estava empatado, e teríamos vencido com certa tranquilidade, mas foi por pouco, foi QUASE gol... Infelizmente não conta...Não vou crucificar um jogador por ter perdido as chances da vitória, até porque nosso time não teve a vontade de vencer que vinha tendo nos últimos jogos, fator que, ao meu ver foi um dos proncipais motivos da derrota.
Agora, cabe sim crucificar a diretoria por não ter contratado sequer UM atacante competente o suficiente para assumir a nossa camisa 9 e fazer justiça à camisa que está vestindo, o manto mais poderoso do futebol brasileiro... Nem precisa de dizer que as indicações do Caio Jr não foram ruins, basta olhar pro Alecsandro no time das marias, pro Kleber nos sardinhas e por aí vai... Esse último, inclusive, teria inclusive um pré-contrato com o Palmeiras... Verbal, mas tinha... No entanto o desfecho foi: "QUASE veio pro Palmeiras e parou nos sardinhas".
Enfim, o principal é... Na junção de todos os QUASES, vimos que muita coisa passou perto, mas não foi concretizada... Pensando a curto prazo, espero que o Caio Jr passe a ser um pouco mais ofensivo, que ele consiga aprender com todas essas derrotas que escapam das nossas mãos tão frequentemente e que ele não permita que QUASE classifiquemos pra Libertadores... ESSA VAGA TEM QUE SER NOSSA!
Pensando um pouco mais à longo prazo, espero que a diretoria seja mais persuasiva na hora das contratações, e faça o necessário pra assegurar a contratação de ao menos um atacante de peso, além de outros reforços como 2 laterais decentes, pra possibilitar ao Caio Jr uma mínima possibilidade de vencer no ano que vem.
Fica aqui o meu apelo: Melhoramos muitas coisas com a entrada da nova diretoria, mas nosso time não pode continuar sendo QUASE campeão, sendo o time que QUASE faz as melhores contratações... Eu quero meu alvi-verde coberto de glórias, como sempre foi e como merece sempre estar!AVANTE VERDÃO! - Por um 2008 campeão!

PALMEIRAS - Opções para 2007 e 2008.

Por Gustavo Dalpino.



É realmente triste ver tanta divergência entre a torcida se o verdadeiro motivo pra essa instabilidade vem de tudo, menos de quem dedica seu tempo e dinheiro ao Palmeiras: nós mesmos.
O sucesso de um planejamento em longo prazo necessita de um bom técnico, de um elenco forte e estável. Muitos defendem o Caio Jr., simplesmente porque querem dar uma chance ao tal planejamento, associando o sucesso futuro a essa atitude. Eu ainda o acho muito limitado, e que ele conquistou o respeito dos jogadores mais pelo caráter do que pela competência.
Dando credibilidade pra quem ainda vê o nosso técnico com bons olhos, há uma coisa a se fazer que prove de uma vez por todas se ele é o cara certo pra levar o Palmeiras aos títulos.

2007

Não entendo o verdadeiro motivo de liberar o Amaral, jogador que publicamente foi apontado como merecedor de uma chance no time: pra manter um lateral em má fase e sem técnica alguma na reserva de um volante improvisado que possui como única jogada colocar ele mesmo pra correr.Como já deram descarga, a merda ta feita. Falando do que temos, eu acho que se deve tentar algo que todos pedem, e que ainda não fizemos. Vamos arriscar logo 2 meias e 2 atacantes! Pra isso, o Martinez precisa esquentar o banco, o que não deixa de ser feito por merecimento. Dois volantes de contenção, como Francis, Pierre e até mesmo o Wendell são necessários pra segurar a barra de ter 4 homens de frente ruins de marcação. Ele já fez isso utilizando o Martinez como meio termo (volante marcando e meia atacando), mas o Martinez não fez a parte que lhe cabia. Pega os dois zagueiros em melhor fase nos treinamentos, coloca o Leandro e faz o PS treinar até de madrugada pra ver se acorda e reaprende a jogar.
Que tal Valdivia, Caio e Edmundo alternando na armação de ataque e um atacante de ofício mais à frente (não me arrisco a chutar um...)?

2008

Considerando que tamanha instabilidade de resultados nos leve milagrosamente à Libertadores, precisaremos de bons reforços pra almejar alguma coisa.Manter o Valdivia é essencial, pois não temos como repor um talento como ele, sendo um dos poucos que pode desequilibrar a nosso favor.
Junior, lateral-esquerdo e terceiro reserva dos bambis, fica livre no final do ano. Preciso dizer mais alguma coisa?Não se deve medir esforços pra trazer um verdadeiro camisa 9, aquele que todo mundo sabe que resolve (eu teria apostado no Nilmar).Um lateral-direito decente, como Élder Granja, que mesmo improvisado se deu bem na posição. Seria um risco, mas não vejo opção melhor no momento. Portanto, fica em aberto pra sugestões, com a inevitável combinação de qualidade/viabilidade.
Se tivermos bons jogadores pra essas posições e trouxermos bons reforços pra compor as demais, teremos finalmente um time competitivo. Acosta está aí, baratinho e em ótima fase. Seria titular no Palmeiras com a mão nas costas, e começou a atraírem concorrentes. Se dormir no ponto de novo, todos já sabem o que irá acontecer. Opções não faltam. Basta ter vontade e contar com um bom patrocinador.
Eu vejo tudo isso como a única forma de testar o Caio Jr. definitivamente. Vamos dar um elenco de qualidade na mão dele e ver o que acontece! Como não temos um técnico disponível que seja incontestável (como Felipão e Luxa, que apesar das mancadas é mestre e isso não se discute), vamos deixar como está no banco e mexer no time!Claro que um elenco forte levaria quase todo o mérito, mas pelo menos isso vai abrir os olhos de quem ainda está cego pra coisas óbvias caso o time não ganhe nada, ou mostrar aos críticos (como eu) que os erros do Caio Jr. podem ser ofuscados pelo talento dos jogadores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Infeliz....

"O Gustavo é mau-caráter. Ele jogou a torcida do Palmeiras contra mim. Isso não se faz"

Frase vomitada pelo quase lateral, quase meia, quase atacante, quase volante e quase zagueiro, ou seja, o quase jogador Paulo Baier do Goiás, justificando a derrota e seu sumiço de campo. Aliás, ele jogou ontem?

Previsões para o Brasileirão

Por Luciano Pasqualini

Amigos, seguem as previsões matemáticas:

Sim, o SPFW deve conquistar seu quinto Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do Palmeiras que tem 6 [1967-1969-1972-1973-1993-1994]. Link para a RSSSF
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/brcamp.htm

O jogo decisivo será na 32ª Rodada, quando enfrentará o Cruzeiro no Morumbi. Se o Cruzeiro não tropeçar até lá [o que acho difícil], será a última chance de reduzir para 3 ou 4 pontos a diferença nas 6 rodadas finais. Minha previsão matemática indica o jogo do título do SPFW como sendo contra o Juventude em Caxias do Sul na 35ª Rodada. O Cruzeiro deve permanecer numa comoda segunda colocação, com boa folga em relação ao 3º Colocado, o Palmeiras. Sim, minha previsão é de:

1º] 79p = SPFW
2º] 70p = Cruzeiro
3º] 64p = Palmeiras
4º] 63p = Santos
-------------------------------------------------------
5º] 62p = Botafogo
6º] 62p = Vasco
7º] 62p = Grêmio
8º] 59p = Fluminense

Reparem que do 3º ao 7º a diferença é de apenas 2 pontos, ou seja, será dramática a disputa pela Libertadores. Santos e Vasco serão os adversários diretos, e o Palmeiras só deve se consolidar a vaga no G4 nas cinco rodadas finais.

Não por acaso, 64 pontos representam 56% dos disputados, praticamente o mesmo desempenho que tivemos em 2004 e 2005, quando conquistamos vaga na Libertadores, e mesmo percentual do 4º colocado nos últimos 3 anos. Para atingí-lo, estou considerando vitórias do Palestra em casa contra Nautico, Paraná, Juventude, Fluminense e Atlético-MG na última rodada. Empates contra Grêmio [no Palestra], Atlético-PR, América, Santos, Vasco, Sport e Internacional [todos fora]. Lógico que a métrica indica que uma vitória fora, compensa 2 derrotas fora. Manterei atualizada esta previsão nas listas.

Por fim, deixo a previsão dos rebaixados: A despeito da nossa vontade, Corinthians e Flamengo se safarão. Caem América [esse já caiu faz tempo], Juventude [até que enfim...], Nautico [tanta luta pra subir, pra isso...] e .... Paraná (!). O Coritiba sobe pra compensar o Paraná [ou quem sabe o Atlético-PR]. O Crisciúma também sobe, junto com Ipatinga, e ainda aposto na [ou torço pela] Lusa.

sábado, 8 de setembro de 2007

Nova Camisa


Galera... vamos opinar sobre o novo terceiro uniforme do Palmeiras.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Palpites - Palmeiras X Botafogo

Galera, vamos postar os palpites para o jogo de hoje. Vale também as opiniões sobre a arbitragem. Será que seremos roubados novamente?

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Árbitro do DF apitando??? Seremos roubados novamente?

Sérgio Carvalho apita Botafogo x Palmeiras
Árbitro do Distrito Federal está confirmado na partida desta quinta-feira, no Maracanã
Do GLOBOESPORTE.COM


O árbitro Sérgio da Silva Carvalho, do Distrito Federal, vai apitar a partida entre Botafogo e Palmeiras, na próxima quinta-feira, às 20h30min, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os assistentes também são da capital federal: Renato Miguel Vieira e Marcelo Bertanha Barison.

O jogo é encarado por paulistas e cariocas como uma verdadeira decisão por uma vaga na Libertadores. O Botafogo é o quarto colocado, com 38 pontos, dois à frente do Palmeiras, que atualmente está na sexta colocação.

Em princípio, as duas equipes não têm reclamações de Sérgio Carvalho. O Palmeiras enviou um ofício para a Federação Paulista de Futebol (FPF), que será encaminhado para a Comissão de Arbitragem, com um veto permanente para o árbitro Wilson Souza de Mendonça, de Pernambuco.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Jogo a jogo, a história se repete...

Será que somos tão "chorões" assim ou é sacanagem mesmo???

Jogo a jogo a história se repete e nos garfam aqui e ali... é penalti não marcado a nosso favor (o Palmeiras é o único time do campeonato a não ter pênalti marcado a favo no campeonato inteiro - é verdade, lá se foram 23 rodadas e nenhum pênalti a favor!), uma expulsão aqui, impedimento lá e a vida segue...

E o que mais entristece (na realidade, "emputece") é que tem time de "bons moços" e "boa diretoria" que já "ganhram", pelo menos, 10 pontos nestes "equívocos de arbitragem"... Duvida? depois publicaremos a ralação dos jogos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

"Alguns vencem por seus crimes; outros são derrotados por suas virtudes*."

Por Ditão - Comunidade Palmeiras


http://br.youtube.com/watch?v=eUYMilP4tgM


Vendo as lamentáveis imagens do goleiro Bosco do São Paulo, simulando uma agressão que não aconteceu, com o único intuito de prejudicar o PALMEIRAS, eu fico feliz por ser PALMEIRENSE. Só uma pessoa sem caráter pode cometer um ato como esse, o gozado é que a diretoria do São Paulo vive pregando que lá é preciso ter um perfil adequado para vestir a camisa, com certeza ele está no lugar certo.
Um clube oportunista que tentou fechar o nosso Palestra Itália na época da 2ª guerra e depois teve que fugir de campo para não ser goleado. Um time que se diz dono do maior estádio particular do Brasil, esquece só de dizer que o dinheiro usado na construção foi o do Governo Laudo Natel, coincidentemente presidente do São Paulo na época. Richarlyson, Bosco, Souza, Ilsinho só podem jogar lá mesmo.
Eu tenho muito orgulho de ser PALMEIRENSE, pela nossa história de luta e honestidade, pela nossa união na dificuldade, por não sermos torcedores modinha e por não contarmos com ajuda de ninguém. Quando a gente ganha, não é por esquema ou ajuda da arbitragem ou de tribunais, é pelo nosso valor. Eu vou ao Parque Antártica há 30 anos e sempre fomos roubados, mesmo assim não quero que a situação se inverta, não quero ser ajudado, quero só a imparcialidade, que se decida no jogo sem interferência de juizes e bandeirinhas.
Outro episódio da nossa história que me dá muito orgulho é de termos jogado e ganho a 2ª divisão dentro do campo. Não entendam errado, não me orgulho de termos descido para a segundona, isso foi uma das maiores tristezas da minha vida, o que me dá orgulho é o fato de não apelarmos para viradas de mesa e termos sido grandes o bastante para enfrentar a adversidade e voltarmos de forma honesta.
NA MINHA OPINIÃO VALORES COMO HONESTIDADE, HOMBRIDADE E CARÁTER SÃO MAIS IMPORTANTES QUE A VITÓRIA.

Graças a Deus eu sou VERDÃO e teria muita vergonha se meu time comprasse campeonato ou simulasse agressões.



(*William Shakespeare)

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Outro belo presente??

No dia em que comemorou 93 anos, quem ganhou o presente foi a torcida do Palmeiras. Ganhou e deu, pois com o advento do Tsunami Verde, que deve se tornar marca registrada todo dia 26 de cada ano, ela homenageia seu time do coração, pintando a cidade e o mundo com as cores do clube, seja com camisas, faixas, bonés, bandeiras ou qualquer objeto verde que lembre o Palmeiras.

No jogo fora de casa, muita disputa dos dois lados, muita raça de nossa parte, e no fim, fomos agraciados com mais 3 pontos muito importantes na briga em busca das primeiras colocações no campeonato brasileiro. Boas atuações de Edmundo e Martinez, Valdívia muito acima da média, com um gol e 21 passes certos, a raça e insistência de Wendell acreditando até o fim em uma jogada perdida (alguns falam que ele tentou chutar, mas prestem bem atenção que ele olha para a colocação do companheiro antes do passe perfeito), o oportunismo de Max aproveitando esse passe, e um Diego Cavalieri estupendo. A muralha verde está jogando muito. Readquiriu a confiança exatamente com a volta de São Marcos aos treinos. Seleção nele...

Mas isso tudo vira simples aperitivo para o grande jogo de quarta feira. No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras leva vantagem contra os bambis, São 40 jogos com 16 vitórias nossas, 19 empates e 5 derrotas. Em gols, 57 x 43 a nosso favor, com 14 de saldo positivo. E em jogos apenas no Palestra em todos os tempos a vantagem é melhor ainda, ou seja, foram 30 jogos, com 14 vitórias do Palmeiras, 8 empates e 8 derrotas. Em gols, 43 x 28 a nosso favor, com 15 de saldo positivo.

É por isso que estamos lendo declarações de um cagaço explícito de Rogério Ceci e Bicharli... Ops... Richarlyson (sem discriminação, por favor... ehehe), não querendo jogar no Palestra. O time “quase repetido”, apenas com a volta de Pierre no lugar do Francis, e talvez do Dininho no lugar do Nem. Isso é um belíssimo “up-grade” para o time. Esperemos que o Animal não perca seu apetite de gostar e jogar bem em clássicos, e que nosso técnico consiga fazer boas substituições em dois jogos seguidos, quebrando o estigma de “jogo sim, jogo não”, que ele, por tentar inventar, faz de vez em quando algumas besteiras.

Então, que venha o clássico, e a vitória. Alguém do clube já tinha que ter declarado na imprensa que nossa maior preocupação para o jogo é o juiz, que na dúvida, é sempre contra o Palmeiras. Principalmente contra elas. Isso, pelo menos intimidaria o juiz a não nos assaltar abertamente dentro de casa, como vem acontecendo sistematicamente.

Vamos à luta, desbancar aquelas que se julgam as melhores, para concretizar nossa evolução no Campeonato, rumo ao Penta. Seria outro belíssimo presente.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Palmeirense, um torcedor diferenciado!

Por Marcel R. Castro.



Palestrinos

Agora vai começar a ladainha: que palmeirense corneta muito, que o Caio Jr é um baita técnico e que o elenco é bom.
Um aviso aos que apóiam o palmeiras e dizem que muitos palmeirenses são “cornetas”: até parece que não sabem como a nossa torcida é!
O PALMEIRAS tem uma torcida diferenciada, que gosta de ver futebol bem jogado. Se a sua intenção é apoiar sem pensar, agir como torcedor “modinha”, com certeza seu clube não é o Palmeiras!
A torcida do Palmeiras é de longe a mais apaixonada e passional pelo seu time. O torcedor não gosta de furada, gosta de chapéu... Não gosta de carrinho, mas de chute no ângulo e toque de bola refinado. Se estiver 3x0 e jogando mal, a torcida cobra...Para nós palmeirenses disposição é o mínimo, ou não percebeu ainda? Percebeu que unanimidades na nossa história são poucas?
Sabe porque?
Porque o Palmeiras afeta a cada um de seus 10-12 milhões de torcedores, de maneira única e extremamente sangüínea. Não temos identificação coletiva, nem somos “nação”. Porque nosso time afeta a cada um de seus torcedores de maneira particular, e esta é a maior diferença dentre outras. O Palmeiras é um clube maravilhoso, e o amor ciumento e doentio de seus torcedores leva o time do desastre ao triunfo.
A torcida do palmeiras é maravilhosa em todo e qualquer sentido. Seja lá qual for a campanha do time, a média de público está sempre entre 12-15mil torcedores. Isto é fidelidade.
O fato dos “cornetas” silenciarem por um jogo, significa que o Palmeiras jogou aceitavelmente e trouxe paz a 80% de nossos torcedores em SP(pelo menos), os angustiados e maltratados. E isto comprova que palmeirense não fala mal do time porque gosta. O palmeirense fala mal quando vê porcarias internas inaceitáveis sendo feitas...E jogadores que além de não terem nenhum apuro técnico, ainda jogam sem vontade, vestindo nossa camisa, INACEITÁVEL!
Apoio, o Palmeiras terá sempre incondicionalmente, apenas não peça para apoiarmos incondicionalmente os “Cristianos” da vida, ou diretores falastrões, e outros preocupados com politicagem.
Se você acha que desrespeitar a camisa é criticar o Palmeiras a cada derrota, é porque você ainda não compreendeu o amor, que grande parte de nossa torcida devota a nossa razão de viver...
O Palmeiras.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Nota da Direção de Futebol da S.E. Palmeiras ao caderno de Esportes do Jornal "O Estado de São Paulo"

Abaixo, reprodução da carta da diretoria de futebol do Palmeiras ao Jornal "O Estado de São Paulo" sobre matéria veiculada no dia 25/06/07, no caderno de esportes.

------------------------------------------------------------------------------------------

Ao caderno de esportes do jornal "O Estado de S.Paulo",

A direção da Sociedade Esportiva Palmeiras, através de sua assessoria de imprensa, manifesta repúdio com a matéria publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" do dia 25 de junho, segunda-feira, que trouxe o seguinte título: "Palmeiras, um clube em decadência?". A reportagem aborda temas que não condizem com a realidade.

Sobre o atacante Kléber, ele não esnobou o Palmeiras como quer fazer crer a reportagem. O que houve foi que a proposta do rival foi substancialmente maior, muito acima da realidade do mercado brasileiro. O próprio jogador, em entrevista ao diário Lance! dias atrás, havia comentado da felicidade e da expectativa em vestir a camisa do Palmeiras.

O mesmo ocorreu com o jogador Alex Mineiro que, aliás, também só continuou no Atlético-PR porque o clube parananense tinha prioridade na renovação do atleta e cobriu nossa oferta.

No caso de Alecsandro, Rômulo e Dênis Marques, o detalhe é que os clubes desses atletas não se dispuseram a negociá-los. Além disso, e o mais importante, a matéria poderia ter citado que atletas como o zagueiro Gustavo, o atacante Alemão e o meia Deyvid, rejeitaram propostas bem maiores de outros clubes quando contratados pelo Palmeiras. Gustavo havia recebido sondagem do Corinthians; Alemão, do Internacional-RS, e Deyvid, do Flamengo.

O episódio envolvendo Carlinhos Bala aconteceu lá no começo do ano e, o que poucos comentam, o próprio jogador pediu desculpas no amistoso em que a seleção paulista, treinada pelo técnico Caio Júnior, fez contra a seleçao pernambucana, no dia 1º de maio. Ele não veio por uma questão familiar, como declarou à época.

Apenas complementando: a saga por atacantes não é problema apenas do Palmeiras, mas sim da maioria dos clubes grandes deste país, haja visto o incessante interesse de outras equipes por atletas de frente e o conseqüente fracasso nas negociações.

A reportagem ainda cita: "Afinal, um clube que não ganha um título de expressão há quase dez anos, tem sido preterido por vários jogadores, atrasa o pagamento de seus atletas e vê a torcida dos arqui-rivaiscrescer a cada ano ainda merece ser classificado como grande".

Vamos aos pontos:
- O Palmeiras não ganha títulos há sete anos [conquistou a Copa dos Campeões, que rendeu vaga à Copa Libertadores, e o Torneio Rio-SP, em meados de 2000], mas nem por isso se apequenou.
- Ao invés de fazerem uma matéria com teor negativo, deveriam ter apurado os contratos de publicidade e patrocínio feitos pelo Palmeiras nos últimos anos e, mais, conferido as últimas pesquisas de torcidas de órgãos dos mais importantes, que ainda apontam o Palmeiras como um dos principais nesse quesito.
- O Palmeiras, nos últimos 10 anos, sempre tem aparecido com excelentes médias de público nas competições em que disputa. A pergunta que cabe é: de onde saiu a informação que as torcidas rivais crescem mais a cada ano? Não é o que mostra o público presente nos estádios. O Palmeiras é o terceiro neste Brasileiro que mais leva torcedores nos jogos. Eis um bom indicador de que nossa torcida cresce e aparece.
- Sobre o atraso no pagamento de salários, isso é um problema de todos os clubes. Pesquisa recente do jornal "Folha de S.Paulo" apontou para a dívida dos clubes brasileiros, e eis o resultado:
1º) 232,9 Milhões = Flamengo
2º) 216,8 Milhões = Botafogo
3º)150,0 Milhões = Vasco da Gama
4º)100,0 Milhões = Grêmio
5º)100,0 Milhões = Corinthians
6º) 87,5 Milhões = Santos F.C.
7º) 81,2 Milhões = Atlético Mineiro
8º) 80,0 Milhões = Cruzeiro
9º) 75,9 Milhões = São Paulo
10º) 48,7 Milhões = Palmeiras

Ao que parece, a Sociedade Esportiva Palmeiras é o clube de São Paulo que menos deve. Os números mostram que o problema é comum em vários clubes e, o Palmeiras, com um trabalho sério e transparente, vem colocando as coisas em seus devidos lugares.

Por fim, é válido acrescentar trecho da coluna deste domingo de Ugo Giorgetti, do próprio jornal "O Estado de S.Paulo", que cita:

"Quem torce para o Palmeiras aprende desde cedo que tudo pode acontecer. Ao Parque Antárctica se vai preparado para o melhor e para o pior. Sempre foi assim e sempre serás. Não ha sentimentos mornos, medianos, plácidos, reservados aos torcedores desse time. Ou se comemora uma vitória épica ou se lamenta uma derrota catastrófica. É isso!

Quem não quiser que torça para outros clubes sensatos, organizados e previsivéis, preocupados em não perder ... O Palmeiras de hoje é igual ao que sempre foi ... inesperadamente vai ressurgir e continuará sendo o espinho atravessado na garganta de todos os times do Brasil. O século é longo e ainda mal começou."

A direção da Sociedade Esportiva Palmeiras continuará, sempre, respeitando a informação deste conceituado jornal, e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e dúvidas persistentes quanto à nossa história e administração.

Direção de Futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Favoritos, Equilíbrio e Diferencial

por Luciano Pasqualini

Após 5 rodadas, é possivel perceber que:


Favoritos

Olhando os elencos, a pressão interna, entrosamento, etc... e pensando num torneio de 8 meses..., a despeito da atual classificação, os favoritos continuam sendo a dupla gaúcha [Inter e Grêmio] + São Paulo e Santos. A principal característica comum dos 4 é o histórico recente de conquistas, o que facilita as coisas. Verdade que o São Paulo está pressionado pelos maus resultados, mas [infelizmente] sabemos que isso é momentâneo. Para felicidade dos adversários, nenhum destes 4 começou bem o torneio.

Equilíbrio

O campeonato começou com vários "cavalos paraguaios"... e a característica comum é que tem sido fácil chegar entre os líderes, jogando como zebra, mas chegando lá, ninguém ainda mostrou solidez para jogar como favorito e continuar vencendo. Há nítido equilibrio técnico entre as equipes.

O Atlético-PR estreou fazendo 6 gols no Figueirense lá em Floripa, e ontem tomou de 3 do Goiás jogando em casa.
O Goiás que ontem enfiou 3 no Atlético, tomou de 3 do Flamengo jogando no Serra Dourada.
O Flamengo que enfiou 3 no Goiás lá em Goiânia, ontem tomou de 4 do Figueirense.
O mesmo Figueirense que estreou tomando de 6 do Atlético-PR.


Diferencial

O que torna uma equipe especial, é o craque diferenciado. O Santos vendeu o Zé Roberto mas está trazendo o Kleberson. Uma incógnita, mas uma bela aposta. O Inter ainda tem o Fernandão. O São Paulo aposta em Dagoberto. O Grêmio nos seguidos milagres, que provam que é possivel sonhar. Todos os demais precisam criar seus diferenciais. O Corinthians é um perigo, pela capacidade de trazer este "diferencial" até agosto. Este elenco dificilmente conseguirá sustentar 7 meses de vitórias. Botafogo, Vasco, Flamengo, ... possuem elencos limitados, como o nosso.

O resumo é que apostando em UMA contratação diferenciada, o elenco sobe de patamar e se torna favorito, mas tem que ser um Alex, Romagnolli, ... algum trintão, mas não 35, 36 anos que para este nível já temos o Edmundo.

Por fim, é preciso pressionar as categorias de base por novos valores. Impossivel que não haja nos Palmeiras-B e Sub-20 alguém melhor que Cristiano, por exemplo. Se não houver, então demite o Diretor da Área, Treinadores, Olheiros, etc... pois ganham exatamente para isso.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio. (Sigmund Freud - Psicanalista Austríaco)

Antes e depois do jogo do glorioso Palmeiras contra o Cruzeiro, houve uma briga entre as Torcidas Organizadas do Verdão. Lamentavelmente uma delas encerrou as suas atividades, alguns dizem que foi por conta do incidente, outros maldosos já especulam uma união entre elas para derrubar uma outra.
O mais triste disso, é existirem brigas entre Palmeirenses.
O nosso time passa por um processo de crescimento, temos um bom elenco, um ótimo treinador. Estamos caminhando para as possíveis vitórias, mas as nossas torcidas estão desmoronando. Não importa quem começou, quem revidou, quem teve culpa! Eu fico chateada em perceber que o ideal de algumas delas tenha sido deixado de lado por parte dos seus associados. Quem é a segunda? Quem tem mais associados? Nada disso importa! O que sei é que o fracasso não é sinônimo de falta de inteligência e sim de paixão.
Cade a paixão?
O amor nunca foi maior que a guerra, e enquanto houverem pessoas que preferem a Irmandade Palmeirense não haverá sangue.


Quem sabe no proxímo jogo do Palmeiras as coisas voltem a ser como eram antigamente! Eu pelo menos estou torcendo para isso!

terça-feira, 5 de junho de 2007

Dois pesos, duas medidas!

Mais uma vez o grande ídolo palmeirense será julgado.

Edmundo irá pessoalmente até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, defender-se da acusação feita pelo procurador Paulo Shimitt por "Jogada Violenta". O mais engraçado de tudo isso, é que o mesmo procurador citado acima só resolveu se manifestar após a reclamação dos Bambis. Será que ele é são PAUlino?
Os advogados de defesa do Edmundo estão revoltados, vão tentar amenizar a "pena" de 6 jogos suspensos, e acrescentam que no lance do jogador Marcel (bambi) contra o zagueiro David (Palmeirense) deixou o jovem com o olho roxo.

Dois pesos, duas medidas!

sábado, 7 de abril de 2007

Marcos Tadeu Peniche - Guardem esse nome!

Não é uma futura promessa para o Verdão, e sim o nome do auxiliar canalha que desclassificou o Palmeiras da Copa do Brasil 2007.

Nunca mais esqueçam esse nome Marcos Tadeu Peniche, do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Pequeña Copa Del Mundo

por Luciano Pasqualini (Academia de História do Palestra)

Alguns jornalistas gambás e bambis andam falando deste torneio pra tumultuar a mídia, então vamos aos fatos:

1. O tal torneio, foi criado em 1952 em Caracas na Venezuela, e foi disputado por alguns anos, de forma irregular.

2. Nunca houve qualquer critério de escolha dos participantes. Como qualquer torneio de verão, como um Carranza da Venezuela, vinha quem era convidado, e aceitava o convite. Os próprios brasileiros iam para lá sem serem campeões de nada [como no caso do São Paulo e do Botafogo].

3. Como na maioria das vezes os convites eram recusados, o torneio começou como quadrangular, mas teve várias edições com apenas 3 times, e num determinado ano teve só 2 que aceitaram disputar. Neste ano por sinal, nem a tradicional vaga da equipe venezuelana foi respeitada.

4. Entre os ilustres participantes, tivemos equipes como Académica de Coimbra, Platense da Argentina, e o La Salle da Venezuela por várias vezes. Em outras, como na vez que o Corinthians participou, uma das equipes era um "catadão" da Venezuela, entitulado "Caracas XI" ou "11 de Caracas". Imaginem o nivel...

5. Nenhum dirigente da FIFA jamais passou perto da Caracas, sequer para ver este torneio, e para piorar as relações, na segunda edição, em 1953, o vencedor foi uma equipe "pirata", o Millionários da Colômbia, que era líder de uma Liga Clandestina de futebol da Colômbia, cujo futebol ficou excluído da FIFA por 6 anos pois não respeitavam a Lei do Passe internacional. Os jogadores "fugiam" para lá, e jogavam por salários milionários, sem qualquer reembolso às equipes de origem.

Resumindo, não só o torneio jamais seria reconhecido. Num torneio que contava com uma equipe de um País desfiliado da FIFA, os próprios jogos nem oficiais são.

Qualquer comparação entre os dois torneios não é burrice nem desinformação. É MÁ FÉ do jornalista que merece apenas o desprezo. Caso alguém leia em jornais, tv ou internet algo a respeito, mandem a crítica a quem o emprega.

Copa Rio 1951 X as edições de 1952 e 1953

por Luciano Pasqualini (Academia de História do Palestra)

A Copa Rio nasceu para ser única. Na sua concepção nunca se falou de reedições. A participação formal da FIFA se deu apenas na primeira edição, e o mais provável era levar a competição para outras sedes.

A CBD aproveitando-se do sucesso absoluto da primeira edição, resolveu reeditar a fórmula no ano seguinte, mas além de não contar com o endosso da FIFA, teve que lidar com as recusas.

Sem o aval da FIFA, os campeões da Itália, novamente a Juventus, e o campeão da Argentina, o Racing, recusaram o convite [2 recusas]. Pior, os respectivos vices também recusaram o convite. A CBD então passou a convidar os campeões de outros países. Convidou o campeão espanhol [3ª recusa], e o campeão francês [4ª recusa]. Convidou o campeão alemão, o Stuttgart, mas este recusou [5º a recusar], mas o vice Saarbrucken aceitou a viagem com despesas pagas pela CBD.

Convidou o campeão austríaco, o Rapid Viena, mas até este recusou [6ª], e em seu lugar veio o vice, Austria Viena. Até mesmo o campeão paraguaio recusou o convite, e neste caso nem o vice aceitou. Veio então o 3ª colocado do Paraguai, o Libertad.

Resumindo, a Copa Rio de 1952, sem qualquer envolvimento ou aval da FIFA, teve ao menos 7 recusas, e acabou sendo formado com apenas 3 campeões nacionais, o Sporting de Portugal, o Penarol do Chile e o Grasshoppers da Suíça. A avacalhação foi tal, que na semi-final o Penarol deu um W0 no Corinthians, não comparecendo ao Pacaembu, desistindo do jogo de volta da semi-final, o que levou o Corinthians à final para levar uma piaba o Fluminense.

Já o às vezes citado torneio de 1953 nem era mais Copa Rio. Era outro torneio, nomeado como "Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer", sem qualquer critério, com 2 paulistas, 3 cariocas, mais um convidado do nivel do Hibernunan da Escócia...

Em suma, APENAS o torneio de 1951 teve participação direta da FIFA tanto na sua concepção, organização, convites, acompanhamento de Secretário da entidade, até a entrega final de Taça e medalhas feito por membro da FIFA. O torneio de 1952 foi um torneio local, marcado por recusas e vices, e o de 53 simplesmente não existiu.

sexta-feira, 16 de março de 2007

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 5

ANALISTA : EDUARDO DEL PICCHIA

É inegável que um bom planejamento com um ótimo marketing aplicado trazem retorno a qualquer empresa e não seria diferente com um clube de futebol, que possui como diferencial o relevante amor de seus torcedores ou consumidores, que os fazem clientes fidelizados durante toda a vida.

Os bambis sempre primaram por parecer ser mais do que são e isso é o resultado da necessidade de auto-afirmação de um clube forjado na escuridão e da constante luta pelo poder, que sempre fez cada grupo interno lutar para parecer melhor que o outro e acabou assim canalizando algo de bom para a imagem do clube, nessa voracidade por ter seu espaço, pela necessidade de sentir que tem realmente torcida, tentando atingir o maior público possível, o que conseguiram parcialmente.

Parcialmente porque conseguiram na amplitude, mas não na intensidade. Sua torcida é daquelas que se ausentam a maior parte do tempo, que entra em crise ao sinal de qualquer fracasso, que abandona o time nos momentos ruins, porque os bambis são time de moda, aquele que durante um tempo é legal você falar que torce e hoje muitos falam que torcem, principalmente garotos nerds e emos e patricinhas pos-fashion.

Parcialmente também porque se especializaram na maquiagem, são excelentes maquiadores de ações e resultados, fazendo tudo parecer um arco-iris, tapando assim as inúmeras trapaças e fracassos que ponteiam sua história sem dignidade e continuam hoje a todo vapor, porém com mais maquiagem.

Demonstram um esforço muito grande no setor de marketing, tentando resultados comerciais e uma maior fidelidade de sua grande legião de simpatizantes, que nos momentos bons sempre aparece, entretando, por mais que tentem, torcedores mesmo são poucos e cada vez mais histéricos, porque querem seu espaço mas jamais deixarão de ser um intruso entre os grandes de São Paulo.

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 4

ANALISTA : MARCELLO MUSICO DE MENEZES

Entre os anos 80 e começo dos 90 houve um grande crescimento da torcida bambi, devido, principalmente, a conquistas e ao maciço trabalho de divulgação das virtudes. Mas sempre foi aquela torcidinha esquisita, de estádio geralmente vazio. Como disse o Claudio, também acho que houve uma mudança no perfil da torcida, que tem uma grande penetração (epa!) nos bairros da periferia da cidade, que sempre foram basicamente um reduto gambá.

Hoje, não sei se é impressão minha, começo a perceber uma certa rejeição no meio dos adolescentes com relação aos saopaulinos. Me parece que além da "questão bambi", eles começam a ser taxados como uma espécie de nerd, gente sem atitude, enfim, com "cara de nada".

Tenho uma filha adolescente. Em seu colégio a maioria dos alunos é de classe média ou da chamada média alta. Na sua classe, vinte e poucos alunos, existe uma rigorosa divisão pelos três grandes da capital. A diferença básica é que os Palmeirenses são militantes, vão aos jogos, discutem com ou outros, usam camisas, acompanham futebol, etc. E, pelo menos é essa minha impressão, esse aumento na quantidade de adolescentes nos jogos no PI, principalmente de garotas na faixa dos 15, bonitas, de verde, está criando uma imagem mais jovial da torcida.

Pra terminar, fodam-se os bambis, foda-se sua imagem, foda-se sua historinha, foda-se o interesse por eles.

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 3

ANALISTA : MARCELO SANTA VICCA

Os bambis têm mais "simpatizantes", mas o Palmeiras tem mais "torcedores". Isso é o resumo da situação. Ou seja; nossa aderência é maior, nossa lealdade ao time é maior, nosso compromisso com o Palmeiras é maior, nossa resposta comercial a um time vencedor é mais rápida. Se o Palmeiras ganhar um campeonato, some jornal, some camisa das lojas, IBOPE vai pra Lua, etc. Não é a toa que somos o campeão em assinaturas no Pay-per-view.

Fazendo uma analogia com o mundo comercial, eu diria que a torcida do Palmeiras até pode ser menor numericamente, mas sem dúvidas é um "cliente muito mais fidelizado" que o bambi. Se elas ficarem 3 ou 4 anos sem conquistas, a torcida delas desaparece, submerge, se esconde, não consome, com sempre acontece nessas oportunidades.

O São Paulo precisa fazer um esforço de marketing enorme para conquistar e manter seus simpatizantes. Já o Palmeiras não faz absolutamente nada e segue sempre amparado pela voz que vem das arquibancadas. O amor verde é incondicional, não precisa ser alimentado frequentemente.

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 2

ANALISTA : LUÍS EDUARDO DE ANDRADE IORIO

É verdade que a torcida bambi cresceu muito nos últimos anos. Infelizmente isso é verdade e isso aconteceu graças ao ótimo trabalho de assessoria de imprensa e de Marketing que a bicharada tem, e colheram frutos com o passar dos anos. Nos anos 70 e começo dos 80 eles eram (e ainda são) insignificantes, quando começaram a perceber que estavam crescendo quiseram competir com o Palmeiras.

Sempre reparei que a bronca deles é com a torcida do Palmeiras, eles sempre comparecem em jogos contra o Verdão, principalmente no Morumbicha. Sem esquecer que querem ser reconhecidos como principal rival dos gambás, sendo que os próprios gambás falam que o Palmeiras é o rival deles e não os bambis. Como eles sempre foram a “terceira” torcida de SP, quiseram passar a todo custo a torcida do Palmeiras.

Embora admita (muito contrariado) que a torcida bambi cresceu, sinceramente ainda acho que a torcida do Palmeiras continua maior, principalmente no estado de SP e no Brasil. Na Capital é de se pensar. O negócio da bicharada são jogos da Libertadores, é muito fácil aparecer nesses jogos em frente às câmeras de TV com cartazes “Filma eu”, “Alô mamãe”, “Galvão vc é lindo”, e ter a imprensa ao lado, da a impressão que eles são grandes. Mas no fundo não passa de uma torcidinha acomodada, virtual, de Shopping Center e de Mauricinhos, que só aparecem em jogos “na boa”. Será que compareceriam em jogos igual à torcida do Palmeiras na Segunda divisão ? Duvido, não ia se ver um pó de arroz na rua. Comparecem quando faz frio, chove ?

No fundo, cresceram, tentam aparecer e continuam atrás da torcida do Palmeiras. E continuam insignificantes.

Virou chic ser bambi? - Être bambi est chic? 1

ANALISTA : CLÁUDIO BATISTA JR.

Parece que virou chique ser bambi.

Através da identificação das suas necessidades, eles que não tinham torcida representativa e possuíam um elefante branco souberam criar uma imagem bonitinha e pseudo-inovadora e a mantiveram através de títulos ultimamente mais constantes que o Palmeiras. Gostaria que vocês observassem o perfil da torcida do Palmeiras nas arquibancadas e fizesse uma comparação com a torcida bambi em algum dia quando os enfrentarmos. Veja como de 20 anos para cá, o perfil desta torcida mudou. Aqui na capital, toda a gente com poucas possibilidades, com carências diversas identificaram-se com a imagem criada acima e enxergaram nela um meio de diferenciarem-se da imensa maioria gambá de seu convívio.

O mesmo raciocínio de identificação a esta imagem você pode fazer para o interior e outros estados. Pessoas precisaram de alternativa de clube de futebol para não torcer para clubes grandes do Rio falidos, envergonhados e também para não torcerem para Sampaio Correia, Veranópolis, Operários, Treze etc...

Vamos ver a opinião de outros analistas da lista da Pró...